Direito Desportivo

O que é a janela de transferências para o exterior no futebol?

agosto 18, 2021
Janela de transferências para o exterior
Compartilhe este conteúdo

Quem acompanha futebol com certeza já ouviu falar que a “janela de transferências para o exterior vai abrir no dia X”, não é mesmo? No entanto, você sabe exatamente o que isso significa? E sabe prever quando isso vai acontecer?

Principalmente quem é ou deseja ser um jogador de futebol precisa estar atento a questões como essa. Como você vai ver aqui hoje, a janela de transferências é o que garante que você possa atuar no exterior. Acompanhe para entender melhor!

Como funciona a janela de transferências

janela de transferências

Bom, para começar, você precisa entender o que de fato significa uma janela de transferências para o exterior, concorda? Na verdade, este é um termo bastante simples de compreender, e que está relacionado também às transferências para dentro do Brasil, não apenas para fora.

De forma resumida, uma janela de transferência é aquele período do ano quando as equipes podem contratar e inscrever jogadores. Isto está mais voltado às transferências que ocorrem vindas do exterior.

Por exemplo, digamos que você tenha uma proposta de um clube de Portugal para jogar por lá. Então, deve ficar atento quando abre o período de inscrições (janela de transferências) naquele país, pois é somente durante este tempo que poderá ser inscrito.

Tudo isso passa por normas da FIFA, especialmente com seus sistemas de inscrição, como o TMS e o ITC.  A FIFA determina que elas devem acontecer da seguinte forma:

  • Cada federação pode selecionar dois períodos de janela de transferências por temporada;
  • Este período não pode exceder 12 semanas;
  • A janela de transferências do clube em que o jogador está saindo não precisa estar aberta, somente a do clube para o qual ele está indo.
Leia mais:  Como pedir patrocínio esportivo? Confira como você pode fazer!

Em síntese, portanto, o termo “janela de transferência” é basicamente um sinônimo de “período de inscrição”. Além disso, por certo, as federações nacionais têm um papel importante na definição dos períodos de inscrição, uma vez que são elas quem adaptam à realidade das ligas e clubes do país o que a FIFA impõe.

Quando abre a janela de transferências para o exterior

Como falei antes, a janela de transferências para o exterior é regulada pela FIFA, mas cada confederação tem a autonomia de definir os períodos em que ela vai abrir. Ou seja, na prática acaba variando de país para país.

Por isso, se você quiser jogar num time de futebol estrangeiro, precisa estar atento a estas datas. Em uma publicação anterior, já falamos sobre os meses em que abrem nas principais ligas da Europa, por exemplo.

O que é interessante notar é que existe um padrão relacionado à abertura das janelas. Dessa maneira, ela sempre costuma ser iniciada primeiramente ainda durante a pré-temporada dos clubes, e esta tende a ser mais duradoura.

Depois, um segundo período costuma acontecer no meio da temporada, permitindo aos clubes contratarem mais jogadores. Como resultado, em alguns países europeus, por exemplo, há uma janela de junho ao final de agosto e outra durante o mês de janeiro.

Quando abre no Brasil

janela de transferências para o exterior

Se os atletas que jogam no Brasil podem aproveitar da janela de transferências para o exterior para sair do país, aqueles que estão fora podem ter a sua chance de voltar. Isto ocorre em períodos distintos do que costuma ser na Europa.

Normalmente, isso costuma variar, hoje em dia principalmente em decorrência da pandemia. No entanto, em anos anteriores, ela esteve aberta do começo de janeiro até a metade de abril e, depois, entre junho e julho.

Leia mais:  Você sabe o que significa o direito de arena no futebol?

Já, em 2021, está sendo um pouco diferente. Se você está no exterior e quiser vir para o país, poderia ter ingressado entre 1º de março e 23 de maio ou poderá fazê-lo entre 1º e 30 de agosto.

E então, gostou de saber essas informações sobre os períodos de transferência e inscrição? Deixe sua dúvida nos comentários!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply