Orientações Gerais

Futebol de base no Brasil: quais são os principais campeonatos?

agosto 24, 2021
futebol de base no Brasil
Compartilhe este conteúdo

O nosso país é um dos que mais produz craques para o mundo da bola e disso ninguém discorda, não é verdade? No entanto, esses jogadores não surgem do nada no profissional, e sempre é possível acompanhá-los no futebol de base no Brasil.

Por isso, tanto para os futuros atletas que querem saber quais são as competições mais visadas, quanto para os clubes que querem contratá-los ou os torcedores que querem acompanhar, preparamos essa publicação. Então, acompanhe para saber quais são as principais competições de futebol de base no Brasil!

Futebol de base no Brasil (sub-20)

futebol de base no Brasil

Para começar, vamos falar sobre aquela que normalmente é a última categoria dos clubes antes do profissional. Isto é, a categoria sub-20, que tem os atletas mais prontos para serem alçados às equipes de cima.

Dessa forma, existem muitas competições de futebol de base no Brasil nas categorias sub-20. Entre as principais, estão as seguintes:

1.      Copa São Paulo de Futebol

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é uma das mais conhecidas de todas quando o assunto é competição de base. A Copinha, como também é chamada, é organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), com clubes de todo o Brasil.

Aliás, vale ressaltar que o número de equipes é bastante alto, o que significa oportunidade para muitos jogadores. Assim, são mais de 128 times representados na competição, o que faz com que ela seja uma das mais visadas por olheiros.

A Copinha ocorre sempre no início do ano. No entanto, em 2021 excepcionalmente ela foi cancelada em virtude da pandemia de covid-19.

2.      Brasileiro sub-20

Outro torneio importante é o Campeonato Brasileiro de Futebol sub-20, organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O campeonato é o sucessor do organizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que fez isto entre os anos de 2006 e 2014.

Leia mais:  Jogar futebol na Irlanda: entenda como é possível

Hoje em dia, o número de clubes é bem mais reduzido quando em comparação ao da Copa SP. São apenas 20 participantes, sendo que os maiores campeões são o Cruzeiro (3 títulos), o Internacional e o Grêmio (2 títulos cada).

Em 2021, esta competição acontece entre o dia 27 de junho e 21 de novembro. Ou seja, está em andamento ainda.

3.      Copa do Brasil sub-20

A Copa do Brasil sub-20 é outra competição do futebol de base no Brasil organizada pela CBF. Ela costuma ter um número de 32 equipes, com um formato de jogos eliminatórios.

Neste ano de 2021, ela teve como campeão o Coritiba, com o Botafogo em segundo lugar. A final ocorreu em 20 de junho, e foi transmitida pelo SporTV e pela Band. Além disso, vale destacar que o campeão desta competição enfrenta o campeão do Brasileiro sub-20 na chamada Supercopa do Brasil sub-20.

Futebol de base no Brasil (sub-17)

Além do futebol de base no Brasil com suas competições sub-20, também temos a categoria sub-17 como uma das mais importantes. Neste caso, as competições são similares:

1.      Brasileiro sub-17

O Campeonato Brasileiro sub-17, assim como na categoria principal e na sub-20, é um dos torneios mais importantes. Desse modo, inclusive suas fases finais podem ter transmissão televisiva.

No caso da última competição, em que o Flamengo bateu o Vasco na final, houve transmissão do canal SporTV. A competição, também organizada pela CBF, costuma ter fases diferentes, com pontos corridos e mata-mata.

2.      Copa do Brasil sub-17

Além disso, há a Copa do Brasil sub-17 também é organizada pela CBF. Assim, disputada desde o ano de 2013, tem 32 equipes participantes, as quais se enfrentam em partidas eliminatórias, da mesma forma que no principal e no sub-20.

Leia mais:  Conheça e se inspire com as histórias de 5 atletas femininas

Futebol de base no Brasil na categoria sub23

futebol de base no Brasil

Existe também um torneio disputado pelos grupos de até 23 anos das equipes. É o chamado Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Há exceções para três vagas acima dos 23 anos e um goleiro.

Até hoje, foram quatro edições, e o último torneio contou com 16 equipes. O Internacional é o maior campeão, com 2 títulos, seguido por São Paulo e Ceará (1 cada).

E então, agora que você já sabe quais são os principais torneios do futebol de base no Brasil, comece a se preparar para eles!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply