Orientações Gerais

O que são lesões esportivas e por que ocorrem?

setembro 25, 2022
homem na musculação sentindo lesões esportivas
Compartilhe este conteúdo

As lesões esportivas podem afastar os atletas do esporte por meses. Por isso, são consideradas o pesadelo da maioria dos praticantes profissionais e amadores das mais diversas modalidades.

Dessa forma, entender o que são as lesões esportivas e os motivos pelos quais acontecem é importante. Tendo essas informações, você garante que terá maior conhecimento para prevenir os problemas.

O que são lesões esportivas?

atleta correndo e sentindo lesões esportivas no joelho

Existem dois grandes grupos entre os quais é possível caracterizar as lesões esportivas. De forma geral, todas elas pertencem a um ou outro entre esses dois. A depender do esporte, elas podem ser mais ou menos comuns.

O primeiro entre os tipos de lesões esportivas são as que ocorrem por excesso de treino. Ou seja, quando você tem uma sobrecarga por praticar demais e isso acaba prejudicando. Em geral, é mais fácil preveni-las.

Já o segundo entre os tipos de lesões esportivas é o das lesões por trauma. Esse termo serve para descrever as lesões que são súbitas e inesperadas. Elas são causadas por um impacto externo.

Um exemplo de lesão por excesso de carga é a tendinite, uma inflamação ou lesão no tendão. Já, um exemplo por trauma, seria um choque entre dois jogadores de futebol.

Por que elas acontecem?

Acima falamos das duas formas de lesões esportivas existentes, certo? São elas as lesões por excesso de carga ou treino e as lesões por trauma. Cada uma tem um meio diferente de prevenir. Algumas também são mais fáceis que outras.

O tipo de lesão por sobrecarga é o que é mais facilmente evitado. É natural que o atleta queira chegar sempre ao seu melhor. No entanto, é necessário também saber o seu limite.

Leia mais:  Ações de pensão alimentícia de filhos menores no caso de divórcio

Por isso, ao conviver com as dores, é preciso buscar um especialista. A dor muscular deve passar em cerca de 48 horas após os treinos. Porém, se ela persistir por mais tempo, pode ser que tenha havido algum machucado, como uma lesão por estresse.

E isso pode ocorrer tanto em atletas mais experientes quanto com quem está começando. Imagine alguém sedentário que, de repente, resolve treinar. Se essa pessoa tentar buscar a carga e intensidade de alguém que já treina há anos, vai ter problemas, concorda? Há um risco maior de lesões.

Com relação às lesões traumáticas, elas podem variar de acordo com o esporte. Em esportes em que há muito salto, como basquete e vôlei, os joelhos tendem a sofrer mais. No futebol, o maior risco costumam ser tornozelo e joelho.

Assim como já falamos sobre as lesões mais comuns em publicação anterior, vale a pena dar uma olhada. Desse modo, você vai ter uma ideia do que é mais propício a ter, em particular no seu esporte.

Como evitar as lesões no esporte?

atletismo gera lesões esportivas na musculatura das pernas

As lesões esportivas podem ser um problema sério, não é verdade? Afinal, elas fazem o atleta perder tempo de treino e de competição. Isso pode tirar até mesmo de um torneio em que você sonhava competir.

Portanto, é necessário saber como prevenir as lesões no esporte. Para isso, existem algumas dicas essenciais e que vão fazer a diferença.

Assim, a primeira delas, é saber os seus limites. Lembre-se das lesões por estresse. Elas acontecem quando há uma carga maior do que o corpo aguenta. Por isso, se você respeitar seus limites, deve evitar muitos problemas.

Leia mais:  6 vantagens da dupla cidadania para atletas e jogadores de futebol

Além disso, lembre-se sempre de alongar e de aquecer antes dos treinos. Embora alguns atletas pensem que é besteira, isso ajuda a preparar a musculatura. Então, evita várias lesões esportivas.

Estar sempre com uma boa alimentação e bem hidratado também é importante. Isso porque nosso corpo tem necessidades que precisam ser saciadas. Sem a devida nutrição, ele fica fraco e facilita o surgimento de lesões esportivas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue navegando em nosso blog!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply