Direito Desportivo

O que é a nova liga brasileira de futebol discutida pelos clubes?

abril 19, 2022
nova liga brasileira de futebol
Compartilhe este conteúdo

Você sabia que os clubes brasileiros estão discutindo um novo formato de campeonato? Mas o que é essa nova liga brasileira de futebol, afinal? Quais são os benefícios que ela poderia ter? E como está posicionado o clube que você torce?

Por certo, as conversas ainda estão em passos iniciais e não há nada decidido. Pelo contrário, aliás: ainda há impasse com relação a algumas questões, como vou falar hoje. Quer entender melhor? Então leia!

O que é a nova liga brasileira de futebol?

Liga do Brasil

Pois bem, para começar, vamos falar exatamente o que é essa nova liga brasileira de futebol. Por exemplo, será que ela está ligada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ou não? O que você acha?

Na verdade, a Liga de Clubes, como sugere o termo, é organizada pelas próprias equipes. Dessa forma, ela é independente da CBF e representa uma certa ruptura com a entidade máxima do futebol brasileira na questão da organização do campeonato nacional. Inclusive, até mesmo a falta de comando da CBF seria um argumento favorável à criação da nova liga.

Via de regra, a ideia inicial era ter uma organização que servisse para representar os clubes das Séries A e B do Brasileirão. Após isso, seriam discutidos termos que permitissem criar uma liga mais atrativa para todos: clubes, investidores e, claro, torcedores.

No entanto, como veremos mais à frente, as normas da nova liga brasileira de futebol não estão bem definidos. Em vez disso, há divergências relevantes entre os clubes, o que ainda afasta um pouco essa possibilidade no momento.

Experiência da La Liga espanhola

Qual é o modelo que a nova liga brasileira de futebol pretende adotar? Quem seriam os parceiros nesta nova organização do futebol brasileiro? Os clubes não estão fazendo isso sozinhos, mas sim com auxílio.

Leia mais:  Coronavírus: como ficam os direitos dos jogadores em era de pandemia?

Dessa maneira, existem alguns parceiros relevantes. No mês de março de 2022, por exemplo, representantes da Liga Espanhola de Futebol (La Liga) assinaram um memorando, entrando no projeto em andamento. Assim, há uma credibilidade internacional maior ao projeto e uma maior perspectiva de sucesso.

Além disso, há, é claro, os intermediários. Eles são a XP Investimentos (que também assessora a compra do Cruzeiro por Ronaldo, por exemplo) e a Alvarez & Marçal.

De acordo com o que se sabe, os parceiros afirmam já ter um investidor disposto a comprar uma parte da nova Liga do Brasil. Porém, o que se discute ainda, entre as equipes, seria a divisão dos recursos entre eles.

 

Veja mais:

Lesões esportivas: conheça as mais comuns

Esquema tático no futebol: organizando o seu time

 

Qual é a posição dos clubes?

nova liga brasileira de futebol

Bom, até aqui vimos que a nova liga brasileira de futebol já está sendo discutida. Além disso, podemos até dizer que o projeto já avançou, graças à perspectiva de apoio da La Liga e do aporte de grandes investidores.

Então, quais são os impasses relacionados à criação da Liga do Brasil organizada pelos clubes? Por que as conversas ainda não avançaram ainda mais? Será que alguém se opõe?

O que ocorre, na realidade, é que há divergências entre os clubes em acordar termos comuns em questões importantes. A principal delas é, certamente, com relação à divisão das receitas provenientes da liga.

A maior parte das equipes é favorável a um modelo de maior equidade na divisão dos recursos. Ou seja, um modelo que não crie grandes diferenças e que, em tese, favorece um campeonato mais equilibrado.

Leia mais:  Entenda o papel fundamental dos pais na formação de atletas mirins

Por outro lado, outros clubes, como alguns de São Paulo e o Flamengo, se opõem a uma divisão mais igualitária. Ainda há alguns posicionamentos incertos, como o do Botafogo, que ainda não se sabe a posição desde a entrada de John Textor.

Por isso, ainda é impossível cravar que o projeto vai dar certo de verdade. Assim, para que tudo dê certo e a liga saia do papel, é preciso que os clubes se acertem de vez.

E então, o que você acha da nova liga brasileira de futebol? Deixe nos comentários!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply