Orientações Gerais

Jogar futebol na Irlanda: entenda como é possível

maio 27, 2021
jogar futebol na Irlanda
Compartilhe este conteúdo

A maioria dos jovens brasileiros têm o desejo de buscar uma vaga em um clube de futebol no exterior. No entanto, poucos conseguem jogar numa grande liga logo de primeira. Por isso, jogar futebol na Irlanda pode ser uma boa oportunidade de porta de entrada.

O futebol irlandês é bem-organizado e o esporte é valorizado pelos habitantes locais. Para que você entenda melhor como ele funciona, preparamos esta publicação. Leia!

Como funciona o futebol irlandês

jogar futebol na Irlanda

Antes de mais nada, então, você precisa saber como se organiza o futebol irlandês. Afinal, se deseja jogar futebol na Irlanda, é necessário conhecer a estrutura em que vai se inserir, não é mesmo?

Portanto, para começar, saiba que o futebol no país é popular, de modo que as ligas profissionais foram criadas no ano de 1921.

Além disso, existem duas divisões principais no sistema do campeonato Irlandês. Dessa forma, a primeira divisão é conhecida como Liga da Irlanda, enquanto a segunda é a Segunda Divisão Irlandesa.

Dito isso, ambas as ligas possuem apenas dez times cada e funcionam num sistema de pontos corridos. Assim, o campeão se classifica às fases preliminares da UEFA Champions League, enquanto os clubes do 2º ao 4º lugar vão à UEFA Europa League. Por outro lado, o último colocado é rebaixado, ao passo que o penúltimo disputa um playoff valendo a permanência na primeira divisão.

Abaixo dessas duas ligas principais, encontram-se as divisões que são voltadas a atletas de categorias de base. Ah, e com relação às copas domésticas, similares à nossa Copa do Brasil, há três: a FAI Cup, a President’s Cup e a League of Ireland Cup.

Leia mais:  Saiba o que é overtraining e como isso pode prejudicar a saúde do atleta

Características do futebol local

Quem acompanha o futebol local sabe quais são as características necessárias para jogar futebol na Irlanda. Ou seja, a partir disso, você pode adaptar o seu jogo, entendendo o que é valorizado no país e o que pode fazer você se destacar.

Independentemente de qualquer outra coisa, os irlandeses têm uma grande expectativa quando o atleta vem de fora, especialmente do Brasil. Neste caso, portanto, esperam sempre algo a mais em comparação aos jogadores irlandeses.

No entanto, saiba que o excesso de “firula” pode não ser muito valorizado por lá. Dessa forma, os irlandeses valorizam um futebol mais objetivo, que busca sempre obedecer às instruções táticas sem muito espaço para improvisações.

Ainda assim, isso não quer dizer que você não pode ou não deve ser criativo. Exatamente pelo contrário: você pode adicionar à essa objetividade a criatividade do futebol brasileiro, dependendo da posição em que jogar. Apenas não exagere.

Além disso, saiba que a temporada irlandesa tem seu início no mês de março. Por isso, os clubes começam a se organizar para montar os times principalmente entre os meses de dezembro e de janeiro.

Por isso, caso você esteja interessado em jogar futebol na Irlanda, deve enviar seu DVD aos clubes durante esse período, porque as chances de sucesso são maiores. Ademais, é sempre interessante se colocar à disposição para realizar testes.

Já, com relação ao ambiente, a adaptação não deve ser difícil. Embora o ambiente seja mais sério do que nos clubes brasileiros, o irlandês gosta muito de futebol, o que facilita bastante. Assim, se assemelha ao restante da Europa.

O que é necessário para jogar futebol na Irlanda

jogar futebol na Irlanda

Por fim, saiba que existem alguns requisitos burocráticos para jogar futebol na Irlanda. Isto porque no país é exigida uma licença de trabalho, que é avaliada pela federação local.

Leia mais:  Quais são os meses da janela de transferências europeia no futebol?

Este visto de trabalho tem a duração de uma temporada com a possibilidade de renovação, dependendo de alguns requisitos como o valor do salário. Além disso, estas requisições podem ser feitas a qualquer momento pelos clubes.

E falando em salário, a média no futebol irlandês pode não ser das mais altas, mas também é interessante. De acordo com sites especializados, um atleta profissional na primeira divisão do país ganha, em média, cerca de 42 mil euros por ano – o que, na cotação atual, é cerca de 270 mil reais.

E agora que você já sabe o que é necessário para jogar futebol na Irlanda, ficou com alguma dúvida? Comente!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

1 Comment

  • Responder Laura Moreira maio 28, 2021 at 9:19 pm

    Dra. e os impostos sobre esta remuneração na Irlanda, como são?

  • Leave a Reply