Orientações Gerais

Como prevenir lesões de futebol?

julho 12, 2022
homem com bola comemorando como prevenir lesões no futebol
Compartilhe este conteúdo

Saber como prevenir lesões de futebol é algo que pode garantir que o atleta jogue mais e tenha uma carreira mais longeva. No entanto, infelizmente há muito desconhecimento com relação a esse tema, o que acaba potencializando o risco.

Por isso, para prevenir lesões de futebol mais adequadamente, você deve seguir alguns passos básicos. Por exemplo, conhecer as mais comuns, saber os equipamentos que deve usar e como cuidar da sua musculatura.

Saiba quais são as lesões mais comuns no esporte

jogadores de time vermelho e branco e time azul e preto dividindo a bola buscando prevenir lesões no futebol

Para começar, algumas lesões esportivas mais comuns são semelhantes às que vemos no futebol. No entanto, quando falamos especificamente sobre o futebol, normalmente elas ocorrem nas pernas, joelhos, tornozelos, etc.

Para entender melhor como prevenir lesões de futebol, pense nos movimentos que você faz durante uma partida. Dessa forma, você vai entender melhor o que queremos dizer.

Durante uma partida, é normal acelerar e desacelerar com frequência, mudando a direção da corrida. Assim, a musculatura vai tendo que se adaptar ao realizar toda essa movimentação, da mesma forma que os tendões e ligamentos.

Então, normalmente lesões de futebol como essas estão relacionadas justamente ao desequilíbrio em alguns músculos. Ou seja, em corridas desequilibradas, pulos, aterrisagens, entre outros.

Escolha os equipamentos certos para prevenir lesões no futebol

Assim como em todo o esporte, é necessário também escolher os equipamentos corretos. Contudo, você sabe quais são os que ajudam a prevenir lesões no futebol? E por que são importantes, afinal de contas?

Um deles, e o mais básico, é a chuteira, é claro. Por mais que pareça óbvio, saiba que escolher a chuteira adequada é fundamental. Não utilize uma que fique folgada ou muito apertada, pois podem potencializar o risco de machucados.

Leia mais:  Saiba o que é overtraining e como isso pode prejudicar a saúde do atleta

Em vez disso, prefira chuteiras que fiquem ajustadas no pé sem machucar. Além delas, procure utilizar também caneleiras, uma vez que elas protegem contra impactos mecânicos.

Saiba como controlar a fadiga e a carga de treino

jovem atleta alongando para prevenir lesões no futebol

Uma terceira via de como prevenir lesões no futebol é saber lidar adequadamente com o treino e com os jogos. Tudo bem você querer dar o seu máximo durante os treinamentos. No entanto, deve fazer isso com inteligência.

Uma alta carga, com grande volume e intensidade de treino ou até mesmo de jogo, pode gerar danos quando você entra em campo para valer. Isso porque também é necessária uma recuperação entre as partidas e os treinos.

Portanto, situações mais extremas, em que a fadiga muscular aumenta, o risco de lesão é mais alto. Além disso, muito provavelmente o seu desempenho não será o mesmo caso o seu corpo estiver no limite.

Realize alongamentos e aqueça bem antes dos jogos

Essa dica de como prevenir lesões no futebol é bem conhecida da maioria dos atletas. Afinal de contas, quem nunca ouviu do treinador ou até mesmo do professor de educação física na escola que alongar e aquecer é muito importante?

Pois bem, isso serve praticamente como uma espécie de preparação para a musculatura. Dessa forma, quando você entrar em campo, terá menos riscos de ter algum tipo de problema muscular.

Portanto, em vez de focar apenas no treino ou no jogo em si, lembre-se também da parte prévia. Em outras palavras, dê seu máximo também na hora do alongamento, fazendo disso seu aliado.

Siga as orientações médicas para prevenir lesões de futebol

Por fim, saiba que seguir orientação médica é uma parte fundamental de como prevenir lesões no futebol. Sem isso, você não vai conseguir manter seu corpo saudável.

Leia mais:  Como conseguir um patrocínio esportivo? Aprenda!

O especialista sabe avaliar melhor o seu corpo e conduz exames para isso. Então, quando ele disser que é para ir com calma ou para ficar um tempo em fisioterapia, siga. Assim vai evitar lesões e maiores períodos afastados.

Hoje em dia, inclusive, existem programas de prevenção de lesão divulgados na internet. Um desses casos é o manual FIFA+, que indica alguns exercícios e dicas interessantes.

Para ver mais dicas como essa, clique aqui e conheça nosso blog!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply