Orientações Gerais

Peneira no Brasil: como o jogador acima de 14 anos pode se preparar?

junho 8, 2022
Peneira no Brasil: como o jogador acima de 14 anos pode se preparar?
Compartilhe este conteúdo

Participar de uma peneira no Brasil, especialmente nos clubes grandes, pode ser algo que muda a vida de um jovem que sonha em ser jogador. Caso consiga passar, é o início da caminhada rumo à vida de jogador profissional.

Para aumentar as chances de sucesso na peneira, existem algumas dicas que ajudam bastante. Quer saber quais são elas? Siga lendo!

Saiba como se destacar em campo

peneira no Brasil

Primeiramente, existe algo que é fundamental para qualquer peneira no Brasil, na Europa ou em qualquer lugar. Isto é, ter talento é muito importante, pois sem ele você não vai conseguir ter sucesso.

Mas, então, o que significa ter talento? O que de fato os olheiros avaliam em um jogador para entender que ele é promissor o suficiente para indicar para o clube?

Basicamente, o que é observado é se o jovem atleta tem ou não domínio dos fundamentos básicos do futebol. Ou seja, quais são as qualidades que ele já possui e que são importantes no futebol, que vão ser a base para todo o seu desenvolvimento.

Por isso, treine o que é mais importante para a sua posição. Por exemplo, finalização para os atacantes, passes, domínio, pensamento rápido, desarme, entre outros.

Entenda que o futebol é coletivo

Ainda que dominar os fundamentos seja importante para ter sucesso em uma peneira no Brasil, isso não é tudo. Além disso, é necessário demonstrar que o jovem jogador entende que o futebol é um jogo coletivo e não individual.

Portanto, por mais que você esteja na peneira para se destacar, não é indicado ser fominha demais. Em vez disso, ao fazer bons passes, o atleta demonstra já ter visão de jogo e inteligência para entender qual é a melhor ação mesmo que seja em uma fração de segundos.

Leia mais:  Como conseguir um patrocínio esportivo? Aprenda!

Isto está ligado também a outros fatores táticos, como o posicionamento em campo. Muitas vezes você vai estar jogando sem a bola para o time, e não necessariamente com ela no pé fazendo algo. Nesses momentos você também se destaca, ao se movimentar corretamente.

Se prepare fisicamente para as peneiras no Brasil

peneira no Brasil

A preparação do jovem jogador para uma peneira no Brasil, principalmente em um ambiente tão disputado como de um grande clube, não deve ser só técnica e mental. Ou seja, ele não deve apenas aprender os fundamentos básicos e saber pensar o jogo. É preciso também algo a mais.

E esse algo a mais é, então, a parte física. Sim, porque se o atleta tem qualidades técnicas e é inteligente, mas não tem a resistência para aguentar uma partida, dificilmente vai se destacar, sobretudo no futebol moderno.

Portanto, ter um bom condicionamento é essencial. Dessa maneira, vai ser mais fácil colocar em prática tudo aquilo que você já sabe fazer. Afinal, o cansaço prejudica muito o desempenho. Imagina ter câimbras no meio da peneira, por exemplo?

Estude mais sobre futebol

Antes de procurar os grandes clubes para fazer uma peneira no Brasil, provavelmente o jovem jogador já tem uma posição preferencial, não é verdade? Além disso, praticamente todo mundo também tem ídolos, certo?

Então, é possível combinar essas duas coisas para evoluir no seu próprio jogo. Assim, você pode estudar o que os principais atletas da sua função fazem em campo para tentar aplicar no seu jogo também.

Além disso, ter um conhecimento de organização tática, mesmo que inicial, já deve ajudar. Por exemplo, se você entende sobre organização defensiva em esquemas táticos, deve ter mais facilidade de entender como se movimentar no campo.

Leia mais:  7 dicas de como prevenir lesões no esporte

Procure sempre por oportunidades de peneira no Brasil

Por fim, saiba que existem peneiras no Brasil, em clubes de todas as dimensões, a todo tempo. Por isso, não fique parado e sempre se mova procurando quais peneiras estão abertas e onde serão.

Em geral, os próprios clubes disponibilizam isso e divulgam. Afinal, atrair os melhores atletas de base também é do interesse deles, concorda?

E você, tem mais de 14 anos e está procurando uma peneira para se destacar? Comente com a sua experiência!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply