Direito Desportivo

Regras de convivência no futebol profissional: entenda a importância de segui-las

setembro 10, 2019
Regras de convivência no futebol profissional: entenda a importância de segui-las
Tempo de leitura 4 min

No esporte profissional, é importante planejar cuidadosamente as atividades dos jogadores, objetivando o melhor desempenho do time. É essencial ter a máxima atenção às regras de convivência no futebol para garantir o cumprimento de todas as tarefas de forma harmônica.

Nesse sentido, a disciplina tem papel fundamental, pois, sem ela, todo planejamento pode desmoronar, e a desorganização se instala.

Para estimular um bom contato entre os atletas, trouxemos, neste post, algumas dicas que podem ser colocadas em prática para alcançar esse objetivo. Confira!

Quais são as principais regras de convivência no futebol?

Para surtir os efeitos desejados, a disciplina não deve ser imposta. Dessa forma, o time precisa criar laços e fortalecer as relações entre seus membros. Veja as principais regras a serem seguidas para que a equipe tenha um melhor convívio. 

Reconhecer a autoridade do treinador e do capitão

O técnico é a autoridade máxima na equipe. É ele quem detém a voz de comando, sendo o principal responsável pela tomada de decisões. Além de prestar obediência inquestionável ao treinador, os jogadores devem respeitar o capitão do time, que funciona como exemplo de conduta e comportamento para os demais integrantes do grupo.

Respeitar o regulamento interno

Todas as regras disciplinares devem estar contidas no regulamento do clube, ao qual todos os membros da equipe precisam se sujeitar. Esse documento funciona como um código de conduta, e estabelece as punições para os casos de desobediência.

É preciso aplicar a punição, sem exceção, a todo atleta que venha a ferir os dispositivos, evitando precedentes para futuros problemas de desobediência.

Participar das ações de convívio com o grupo

Para haver disciplina, é necessário que o grupo fortaleça os laços de amizade e solidariedade e, para isso, é fundamental promover ações de incentivo à confraternização entre os seus membros. Um ambiente agradável é conquistado por meio do trabalho coletivo e com respeito a todos os jogadores e funcionários do clube.

Powered by Rock Convert

Alguns atos de convívio que podem contribuir são refeições realizadas em grupo após os treinamentos, desestimular a “formação de panelinhas” entre os jogadores e evitar o uso excessivo de celulares para melhorar a comunicação interna.

Ter atenção à pontualidade

Outro ponto muito importante para estabelecer uma boa convivência entre o time é o respeito aos horários. Chegar na hora é uma obrigação de todo profissional e, em relação à prática desportiva, a pontualidade é essencial para o cumprimento de toda a rotina de exercícios envolvida na preparação da equipe.

Quais são os casos de indisciplina mais conhecidos?

Existem muitos casos de indisciplina entre os craques do futebol brasileiro. Suas ações podem causar desde uma simples advertência até a suspensão do atleta. As punições podem afetar seu futuro profissional e o contrato com os patrocinadores.

Entre os mais conhecidos no esporte nacional, temos o Sassá, do Botafogo, que foi cortado do time que disputaria a Copa Libertadores, de 2017, após inúmeras faltas aos treinos. Isso levou ao término do seu contrato e posterior contratação pelo Cruzeiro.

Temos, também, o episódio envolvendo Diego Alves, goleiro do Flamengo, que se recusou a viajar com a delegação e foi afastado por indisciplina. Já Jean, goleiro do São Paulo, saiu mais cedo do treinamento após receber algumas cobranças do técnico e acabou sendo afastado da equipe principal.

Uma situação antiga envolveu Renato Gaúcho às vésperas da Copa do Mundo de 1986. Na ocasião, o jogador chegou depois do “toque de recolher” determinado pelo treinador e foi cortado pelo técnico Telê Santana por problemas disciplinares.

Como ocorre em empresas, o futebol precisa de diretrizes preestabelecidas para garantir um ambiente de trabalho agradável. É preciso impor algumas regras de convivência no futebol que vão auxiliar os jogadores a manterem o equilíbrio emocional necessário para superar os desafios e focarem no sucesso da equipe.

Gostou das dicas? Para ficar por dentro das novidades, siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no YouTube!

Contato EspecialistaPowered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário