Direito Desportivo, Orientações Gerais

Como planejar a carreira de jogador desde os primeiros anos de idade?

dezembro 8, 2022
Foto de jovem começando a carreira de jogador
Compartilhe este conteúdo

Planejar a carreira de jogador de futebol é algo cada vez mais importante. Hoje em dia, os jovens começam cada vez mais cedo a se preparar para ter uma carreira profissional. Por isso, quanto antes os pais e responsáveis souberem como lidar com essa situação, melhor.

Nesses casos, é muito relevante o que os responsáveis fazem para ajudar o jovem a alcançar o seu sonho. São eles quem irão determinar boa parte do planejamento e tomar decisões fundamentais para o futuro da carreira de jogador. Entenda melhor aqui!

Procure oportunidades para jogar

Jogadoras disputando bola

Uma das primeiras tarefas é a de começar a procurar oportunidades para o jovem jogar. E sim, para isso é necessário planejamento. Isso porque vários clubes em diversos locais do país e do exterior fazem peneiras ou outros eventos para observarem atletas.

Portanto, existe uma espécie de calendário o qual é necessário conhecer. A partir disso, você pode planejar quais participar e de que forma fazer isso. Algumas podem ter mais observadores de equipes do que outras, há peneiras também que são exclusivas dos clubes, e assim por diante.

Nestas situações, o foco do atleta deve ser se destacar. Então, dessa maneira, irá ter mais chances de ser contratado por alguma equipe.

Focar no treinamento é importante

O treinamento ajuda na carreira de jogador de uma série de maneiras. Em primeiro lugar, é ele quem faz com que o jovem atleta evolua em termos táticos, físicos e de fundamentos, como passe, chute, marcação, cabeceio, etc.

Embora não seja o maior foco para jovens, a parte física é importante por algumas questões diferentes. Em um dos casos, porque ajuda a prevenir lesões no futebol. Além disso, também ajuda o atleta a ser mais forte para aguentar duelos e mais rápido.

Leia mais:  Saiba Quais São os Direitos Trabalhistas dos Jogadores de Base

É preciso manter a cabeça no lugar

Durante as oportunidades, como as peneiras sobre as quais mencionamos, é necessário manter a cabeça no lugar. Embora não seja algo fácil, uma vez que é a grande chance de mostrar o seu futebol, isso é muito importante.

Pense, por exemplo, em um jogador que não toca a bola porque só quer aparecer. Mesmo que demonstre ter habilidade, ele estará demonstrando que só pensa em si, e não no time. Ainda que em alguns locais não tenha tanto problema, em peneiras na Europa, por exemplo, isso pode ser mal visto.

Outro problema que deve ser evitado, também decorrente de ansiedade e nervosismo, é brigar com outros jogadores. Nem preciso falar o quanto isso é prejudicial, não é verdade? Mesmo que todos estejam buscando vagas, é necessário demonstrar lealdade para começar a carreira de jogador bem.

É necessário ter paciência caso não dê certo logo

Jovem de camiseta azul, calção e meias pretas, dominando bola no peito ao começar carreira de jogador

Talvez você já tenha percebido que, até aqui, falamos em peneiras e outras chances de oportunidades, sempre no plural. Mas por quê? Bom, na verdade tem um motivo muito simples.

É que muito dificilmente o jovem jogador vai conseguir ter sucesso logo na primeira chance de demonstrar suas qualidades. Em vez disso, o mais comum é que passe por diversas peneiras e testes até que consiga, enfim, ser contratado.

Se isso acontecer com você, não fique nervoso. O melhor a se fazer é refletir sobre os fracassos que teve até agora e tentar entender como é possível melhorar. Até mesmo grandes jogadores do futebol mundial, como o ex-lateral Cafú, sofreram várias recusas até serem aceitos em algum clube.

Leia mais:  Conheça 4 casos de morte de jogadores em campo e só deixaram saudades

A assistência jurídica faz a diferença

Ter profissionais ajudando o atleta, mesmo que no começo da carreira de jogador de futebol, pode ajudar a encontrar oportunidades e pode evitar problemas. Para encontrar oportunidades, o mais indicado é ter um agente de confiança.

Com relação às questões jurídicas, existem profissionais do Direito capacitados para prevenirem que o jogador acabe tendo problemas sérios, como infelizmente acontece muito. Esses especialistas avaliam questões como contratos em geral, direito de imagem, direito de arena, patrocínios, entre outros.

Aqui na Advocacia Maria Pessoa, somos altamente capacitados em Direito Esportivo. Clique aqui e venha falar conosco para começar a carreira de jogador com o pé direito!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply