Direito Desportivo

Qual a importância e como contratar um advogado desportivo em SP?

fevereiro 20, 2020
advogado desportivo sp
Compartilhe este conteúdo

O Direito Desportivo é uma área jurídica em franco crescimento no nosso país. Frequentemente nos deparamos com situações em que essa ciência é aplicada, seja no futebol ou em outros esportes. Nesse contexto, o profissional do Direito que atua na área ganhou muito importância. Como o estado de São Paulo é um dos locais no Brasil onde há a maior concentração de atletas, é essencial que se conheça um advogado desportivo em SP.

O profissional jurídico que atua na área tem diversas e variadas funções. Além de poder representar atletas e dirigentes no âmbito da Justiça Desportiva, buscando, por exemplo, atenuações de punições ou adequações às competições, poderá também estar ao lado dos jogadores intermediando transações e analisando contratos firmados.

Ficou interessado em saber um pouco mais sobre o Direito Desportivo e quais os principais aspectos que devem ser levados em conta na contratação de um advogado desportivo em SP? Então, continue a leitura e confira.

O que é Direito Desportivo?

O Direito Desportivo, em resumo, é a ciência jurídica que cuida das relações entre atletas e dirigentes, agremiações e federações e entre atletas e a Justiça Desportiva.

Direitos de imagem de jogadores, punições no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), interposição de efeito suspensivo na Justiça Desportiva são alguns dos assuntos tratados pelos profissionais do Direito que militam nessa área.

Ele está tratado na Constituição Federal de 1988, no Estatuto do Torcedor, no Código Brasileiro de Justiça Desportiva, entre outras leis. Devido à grande quantidade de casos em que pode ser aplicado, no Direito Desportivo, podemos verificar situações relacionadas ao Direito Trabalhista, ao Direito Civil, ao Direito Administrativo e até ao Direito Internacional.

Leia mais:  Qual é a alimentação adequada para o jogador de futebol de base?

Por tudo isso, esse ramo vem sendo estudado por vários advogados, que procuram se especializar para que possam atuar ao lado dos clubes e atletas. Assim, cabe a eles a missão de escolher o advogado desportivo em SP que melhor lutará por suas causas.

O que faz um advogado desportivo?

Como dissemos, a atuação de um advogado desportivo é bastante diversificada. Ele não se limita à interposição de recursos na Justiça Desportiva, e pode trabalhar diretamente nos variados ramos do Direito. Pode atuar em escritórios especializados em litígios que envolvem o esporte ou atender clientes, sejam atletas ou clubes, que têm algum interesse ligado ao tema.

Quando atua em litígios na Justiça Desportiva, o advogado desportivo representa os jogadores ou os times, propondo recursos a punições, apresentando defesa a algum tipo de irregularidade, discutindo normas da competição etc. Um exemplo muito comum de atuação do operador do Direito é a defesa de jogadores pegos no exame antidoping. Nesse caso, o advogado pede a contraprova e busca meios de justificar a inocência do seu cliente.

Quando atua de modo mais amplo, o advogado desportivo presta serviços como um agente de profissionais do esporte. Nesse cenário, ele discute contratos de transferência de jogadores entre clubes e atua em prol de uma das partes em assuntos relacionados ao Direito do Trabalho, como direitos de imagem, rescisões de contratos trabalhistas, entre outros.

Qual é a importância de contratar um advogado desportivo?

Como você pode perceber, a atuação do advogado desportivo está diretamente ligada ao sucesso da carreira de um atleta, seja ele jogador de futebol ou praticante de outra modalidade.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Com o auxílio de um profissional do direito especializado na área, ele assinará contratos vantajosos aos seus interesses, sem que cláusulas prejudiciais possam ser colocadas. Além disso, estará seguro de estar sempre bem amparado em seus direitos caso haja algum conflito com os clubes, com as federações ou mesmo com a Justiça Desportiva.

Assim, o jogador estará num patamar superior aos demais, pois estará muito bem assessorado e poderá se dedicar exclusivamente ao exercício de suas funções dentro do campo de jogo. Nos bastidores, haverá uma equipe de advogados capacitada lutando por seus interesses.

Leia mais:  O que é passaporte biológico do atleta?

Como contratar um advogado desportivo em SP?

O estado de São Paulo é, sem dúvidas, uma das localidades do país onde há o maior número de atletas. Isso se deve à grande quantidade de clubes que existem no local, os quais atuam em alto nível em todas as competições que disputam. Por isso, é papel do atleta contratar um excelente advogado desportivo em SP, para potencializar ainda mais a sua carreira. Vamos dar algumas dicas.

Escolha um escritório com experiência na área

O ramo do Direito Desportivo cresceu muito nos últimos anos. Por esse motivo, alguns escritórios de advocacia se aventuraram nessa área apenas por vislumbrarem possibilidade de lucro.

O atleta deve estar atento a profissionais do direito que contam com experiência no ramo desportivo. Escolha profissionais que se capacitaram e se especializaram nessa área e que contam com tempo de atuação no meio. Assim, as chances de sucesso da parceria aumentam e você estará seguro de contar com um profissional capacitado e experiente ao seu lado.

Verifique a reputação

Outro ponto que deve ser considerado é a reputação do advogado desportivo em SP. Infelizmente, sabemos que muitos operadores do Direito não atuam de modo adequado com seus clientes e acabam por comprometer seus direitos.

Pesquise a reputação dos escritórios especializados em Direito Desportivo e opte por aquele com boas indicações e com destaque no ramo. Com essa atitude, você estará tranquilo de ter feito a escolha certa.

Certifique-se do suporte e do bom atendimento prestado

É essencial que o seu advogado desportivo em SP seja seu parceiro para qualquer momento, pois ele atuará diretamente em questões determinantes não só para a sua carreira como em questões ligadas à sua vida pessoal.

Leia mais:  4 aspectos sobre o direito de imagem do jogador de futebol

Por isso, é preciso escolher profissionais que prestem um bom atendimento e que ofereçam um suporte para todas as horas, principalmente naqueles momentos em que a atuação dele se faz mais necessária.

Portanto, escolher um bom advogado desportivo em SP é fundamental para o atleta que deseja sucesso na carreira. Muito além de atuar nas questões ligadas à Justiça Desportiva, esse profissional do Direito é responsável por lutar pelos interesses dos jogadores em outras áreas ligadas ao esporte. Nesse cenário, é fundamental que você esteja atento às dicas demos, para fazer a escolha certa e se concentrar apenas em desempenhar o seu dom de esportista.

Se você gostou do post e ficou interessado em contar com um escritório de advocacia experiente no Direito Desportivo e comprometido com seus clientes, entre em contato conosco. Teremos prazer em ajudar você a alavancar sua carreira e buscar sempre os seus interesses!

Contato EspecialistaPowered by Rock Convert
Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply