Orientações Gerais

Futebol feminino: como se tornar uma jogadora de futebol?

agosto 8, 2022
jogadora de futebol com camisa vermelha, calões e meias brancas trocando passes de cabeça com companheira de time em treino
Compartilhe este conteúdo

Ser uma jogadora de futebol profissional é o sonho de muitas meninas. Este é o esporte mais popular do Brasil e nosso país está repleto de craques apaixonadas pelo jogo.

Porém, para alcançar esse sonho, é necessário muito empenho. Algumas dicas podem ajudar você a deixar essa jornada um pouco mais fácil. Por isso, se seu sonho é ser jogadora de futebol, leia até o final!

Entenda qual é a sua posição como jogadora de futebol

Ser jogadora de futebol é o sonho de muitas meninas. Para isso, porém, você precisa ter uma noção do seu lugar no campo. Ou seja, em que funções você joga melhor? Onde você gosta de jogar? Quais das posições destacam suas habilidades?

Digamos, por exemplo, que você gosta de marcar, tem uma boa altura e consegue se impor fisicamente. Neste caso, você pode, por exemplo, jogar na defesa. Assim, combina seu gosto com o que tem de qualidade.

Por outro lado, e se você for rápida, dribla bem e tem um bom chute? Então ser uma jogadora de futebol no ataque é o ideal. Assim, pode atuar pelas pontas, por exemplo.

Note que para descobrir isso você precisa ter uma ideia de como você joga. Avalie as suas melhores qualidades e as suas preferências. Após isso, observe quais posições se encaixam mais e teste seu jogo nelas.

Se esforce nos treinamentos

jogadora de futebol treinando embaixadinhas com companheiras de time ao fundo

Assim como em qualquer profissão, para ter sucesso no futebol você precisa de muito esforço. Portanto, saiba que uma jogadora de futebol profissional treina bastante e com alta intensidade.

Neste caso, existem alguns tipos de treinos. Entre eles, estão os que dão condicionamento físico, os que melhoram a técnica (chute, passe, cabeceio, marcação, etc) e os táticos.

Leia mais:  Por que o Direito do Consumidor do Torcedor de Futebol é Importante?

Na sua formação, o principal é focar no desenvolvimento técnico e físico. Somente assim vai chegar a um alto grau de exigência. Depois, evolua sua compreensão tática do jogo.

Por isso, avalie qual é a sua posição em primeiro lugar. Por exemplo, se você for atacante, deve focar mais em qualidades como chute, passe, drible, posicionamento. Se for defensora, na marcação, no desarme, etc.

Analise seu desempenho como jogadora de futebol

Uma jogadora de futebol que deseja melhorar deve saber seus pontos fortes e fracos. Talvez você já tenha identificado em que está indo bem. Mas como saber se está mesmo melhorando ao longo do tempo? Como saber se está treinando certo?

Bom, para isso, você pode e deve analisar seu desempenho. Se possível, grave seus jogos para analisar depois. Chamar algum amigo ou amiga que entenda de futebol também é uma alternativa.

Então, avalie criticamente como foi seu jogo. Como você foi nos principais fundamentos, como passe e chute? Seu posicionamento foi bom? Você marcou corretamente as adversárias?

Uma vez que tiver essas respostas, procure aprender. Assim, nos próximos treinos e jogos, tente evoluir. Com isso, vai se tornar uma jogadora de futebol melhor. E, assim, suas chances de se tornar profissional aumentam.

Busque oportunidades para começar sua carreira

equipe com jogadoras de futebol feminino alinhadas para foto antes de jogo

Muitas pessoas têm qualidade, mas não buscam as oportunidades. Saiba que ser jogador ou jogadora de futebol exige proatividade. Isto é, você tem de ir atrás das oportunidades.

No caso feminino, essas oportunidades existem no Brasil e no exterior. Em ambos os casos, você deve estar atenta. Veja quando há peneiras, quais clubes oferecem chances e assim por diante. Esteja atenta ao cenário.

Leia mais:  Quanto um jogador de futebol paga de imposto de renda? Entenda

Em outros países, como nos Estados Unidos, o futebol feminino é ainda mais valorizado. Por isso, não fique com medo de procurar vagas por lá também. Você pode até mesmo jogar lá e ganhar bolsas de estudo.

Seja bem assessorada

Para conseguir boas oportunidades como jogadora de futebol, existem profissionais que podem auxiliá-la. Os chamados agentes de futebol e os profissionais de assessoria jurídica são os mais indicados.

Com relação aos agentes, eles que buscam oportunidades. Avalie se o profissional é de qualidade ao estabelecer a parceria. Para isso, verifique com outras atletas agenciadas por ele.

Já a assessoria jurídica garante que seus interesses sejam respeitados. Assim, este serviço evita cláusulas nocivas em contratos, por exemplo.

Quer saber mais sobre como funciona uma assessoria jurídica para jogadora de futebol? Clique aqui e conheça a Advocacia Maria Pessoa!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

12 Comments

  • Responder Mcaylla Cristina Da Silva Cavalcante dezembro 5, 2022 at 7:57 pm

    Eu quero saber como entra pra jogar??

    • Responder Advocacia Maria Pessoa dezembro 12, 2022 at 12:23 am

      Olá Mcaylla seja bem vinda. o início da carreira EXIGE MUITO TREINO busque um professor de educação física e se informe de algum local aonde você pode treinar.

  • Responder Amabile Souto dezembro 16, 2022 at 6:11 pm

    Quero saber como se tornar jogadora de futebol profissional. Jogo muito em quadra, mas em campo tbm.

  • Responder Ruiz Antonio de Souza janeiro 20, 2023 at 10:25 pm

    Sou Tio de uma menina que joga muito e gostaria de saber como fazer para colocar ela em um time.

    • Responder Advocacia Maria Pessoa janeiro 23, 2023 at 5:12 pm

      Olá Ruiz, indicamos para você por ela em alguma escolhinha que tenha futebol feminino para ela começar a se desenvolver no futebol

    • Responder Advocacia Maria Pessoa março 13, 2023 at 5:27 pm

      Ola Boa tarde, Tenta achar posts de anunciando Peneira Feminina, Se for da sua região você podera levar ela pra fazer o teste, Diversos Clubes fazem peneiras, Pra faciltar, procura no Instagram e Procura nomes de Clubes que sejam da sua região e leva sua ela, Espero ter ajudado!

    • Responder Luana Assunção da Costa abril 22, 2023 at 9:19 pm

      Olá tudo bem mim clamo Luana muito conhecida como Luh, eu quero muito a volta a jogar futebol de campo então tô parada a uns 2 anos moro em Barretos SP a 6 anos, e quero muito a volta a jogar futebol meu esporte preferido, como fasso

      • Responder Advocacia Maria Pessoa abril 24, 2023 at 4:18 pm

        Olá Luana quantos anos você tem

        • Responder Laylla Beatriz Assis moura agosto 2, 2023 at 1:29 pm

          Olá tudo bem me chamo laylla e tenho essa experiência pra entrar no time de futebol. Moro em Maceió

  • Responder Kamily vitória agosto 2, 2023 at 9:54 am

    Kamily vitória eu quero se jogadora de futebol

    • Responder Advocacia Maria Pessoa agosto 3, 2023 at 4:44 pm

      Olá Procure por peneiras da sua região

  • Responder Roxibel setembro 24, 2023 at 10:23 pm

    Olá meu nome e Alexandra sou Venezuelana tenho experiência no futebol joguei no Paraná clube e também no jec em santa Catarina mais me mudei pra novo Hamburgo e tá sendo muito difícil pra achar algum lugar pra mim jogar pq a maioria das atletas tem que ter padrinho e é muito difícil achar um… queria pelo menos poder participar de uma peneira mas não acho nenhumas. Aq perto tem só escolinha de futebol e não tem progresso em nada

  • Leave a Reply