Orientações Gerais

Entenda a importância de contar com um agente de jogador de futebol

julho 31, 2020
agente de jogador de futebol

A carreira de jogador de futebol é um sonho de muitos jovens brasileiros, seja pela tradição que o esporte tem em nosso país, seja pela possibilidade de mudar de vida caso consiga o devido reconhecimento dentro dos campos. O maior aliado para a realização desse sonho é o agente de jogador de futebol.

É importante saber que a carreira de atleta não costuma ser das mais longas, pois o bom condicionamento físico exigido para a atuação profissional é comprometido com o avanço da idade, além da possibilidade de surgirem lesões que possam antecipar a aposentadoria do jogador de futebol.

Para que não se perca tempo, que é algo precioso para qualquer jogador, é fundamental estar bem agenciado. Se você quer saber mais sobre quem exerce esse papel, continue a sua leitura!

Quem é o agente de jogador de futebol?

O agente de jogador de futebol geralmente é uma pessoa que apresenta bom trânsito nos clubes do Brasil e do exterior, e que conhece esse mercado de forma aprofundada. Não raramente, são ex-jogadores que adquiriram conhecimentos para além das quatro linhas do campo de futebol.

Uma dessas habilidades é o olhar clínico para saber identificar quando um garoto é habilidoso a ponto de tornar-se um craque dos gramados. Essa tarefa não é tão simples, pois a potencial revelação do esporte terá que demonstrar aptidão com outros jogadores de alto nível, uma realidade diferente dos campeonatos de bairro, no qual o nível oscila e está distante do profissionalismo que será encarado para que se consiga oportunidades relevantes.

Mas a contribuição para a progressão na carreira envolve outros aspectos, como a visão comercial do futebol. É preciso conhecer o mercado da bola para saber não só sobre o talento que o jogador apresenta, mas quanto vale essa aptidão no momento da contratação por algum clube.

Como o agente contribui para a carreira do atleta?

Além de descobrir um talento, o agente de jogador de futebol utiliza de seus contatos com dirigentes, por exemplo, para conseguir um teste para o jogador em início de carreira. É muito difícil para um atleta, sem esse agenciamento, conseguir passar por uma peneira e chegar à fase de testes.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

O agente conhece as pessoas certas para impulsionar a carreira do atleta, e esse é um mérito e uma facilidade que somente pode ser oferecida por quem faz parte desse meio.

Também é uma atribuição do agente intermediar o contato com marcas que possam o patrocinar para ter sua imagem vinculada ao atleta. Isso geralmente acontece quando o jogador já possui algum destaque em razão da sua boa atuação — e pode gerar rendimentos expressivos.

Quais são os cuidados que o atleta deve tomar?

Como mencionado anteriormente, a carreira do atleta não é das mais longevas, e dura, em média, duas décadas. Isso faz com que o tempo seja bastante relevante, e, para otimizá-lo, é preciso escolher profissionais que efetivamente ajudarão a alavancar a sua carreira.

Uma das formas de se encontrar um bom profissional é por meio de indicações, como as feitas por outros jogadores que tenham obtido bons resultados com seus agentes.

Outro cuidado que deve ser tomado é em relação ao contrato que será firmado entre as partes, para que o atleta não fique vinculado a cláusulas e condições que não sejam favoráveis a ele. Para assinar um contrato, será necessário ter mais de 16 anos, e a leitura deve ser feita atentamente, pois, nele, serão convencionados assuntos que envolvem o uso da imagem do atleta e questões relacionadas aos valores que serão pagos.

Se você é um atleta em início de carreira ou busca novas oportunidades, com certeza uma das formas de se conseguir melhores resultados é por meio da ajuda desse profissional.

Agora que você conhece a importância do agente de jogador de futebol, deixe seu comentário. Queremos saber o que você acha desse assunto!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply