Orientações Gerais

Rotina de um jogador profissional: saiba 7 curiosidades

fevereiro 24, 2022
Rotina de um jogador profissional: saiba 7 curiosidades
Compartilhe este conteúdo

Qual é a rotina de um jogador profissional no futebol? O que muda com relação aos atletas amadores? O que é permitido e o que não é permitido para manter um desempenho de alto nível?

Muitas questões como essas são comuns. Assim, é normal que surjam dúvidas sobre a alimentação, os horários de sono, as folgas, as concentrações, enfim, sobre muitos fatores. Quer saber mais você também? Então siga lendo!

1.      Álcool e cigarro são proibidos na rotina de um jogador profissional

Se você quer se tornar jogador, deve saber que existem diferenças grandes entre o jogador de futebol amador e o profissional. Uma delas é relacionada a algumas coisas que são proibidas aos atletas profissionais.

De forma geral, a ordem das coisas é buscar ter uma rotina de um jogador profissional que permita a ele ter o melhor rendimento possível. Por isso, álcool e cigarro são proibidos, por exemplo.

Afinal de contas, como você já deve saber bem, ambos fazem muito mal ao corpo, não é verdade? Assim, sempre que um jogador é pego ou bebendo ou fumando, acaba tendo danos à sua reputação.

No entanto, é claro, não foi sempre assim. É bem verdade que no passado isso era mais aceito. Contudo, naquela época ainda não se sabiam os danos que beber e fumar causam ao organismo de um atleta.

2.      Saiba como funciona a alimentação

rotina de um jogador profissional

Tenha em mente que, na rotina de um jogador profissional de futebol profissional, ele gasta muita energia. Dessa forma, é natural que tenha de repor toda essa energia gasta durante os treinos e durante as partidas, certo?

Leia mais:  O que acontece com um jogador quando ele sofre acidente em campo?

Por isso mesmo, hoje os clubes possuem departamentos com nutricionistas, fisiologistas, entre outros responsáveis por essa parte. Assim, tudo é monitorado, e em média o atleta possui de 5 a 6 refeições diárias.

Então, em cada uma destas refeições, ele irá receber exatamente a quantidade que precisa e a qualidade de alimentos que o corpo requer. Portanto, nada de fast food ou algo assim, a não ser quando o nutricionista permitir.

3.      Jogador de futebol cuida da saúde mental

Embora seja negligenciada por muita gente, a saúde mental do atleta é muito importante. A rotina do atleta é extremamente desgastante, de modo que ela fica prejudicada.

Dessa maneira, se coloque no lugar de um jogador. Você vai ter uma vida bastante regrada, provavelmente longe de seus familiares e amigos e com uma cobrança muito grande pelo técnico, pelos outros jogadores e pela torcida. Não é fácil, não é mesmo?

Como resultado dessa rotina de um jogador profissional de futebol que pode ser muito desgastante, vários atletas já sofreram. Nos últimos anos, por exemplo, o ex-atacante Nilmar revelou depressão ao se aposentar.

4.      A rotina de um jogador profissional requer um bom sono

Assim como você já deve ter notado até aqui, a rotina de um jogador de futebol não é tão simples. Além de cuidar da alimentação e de se manter longe de alguns maus hábitos, é necessário também cuidar do sono.

Isso acontece em função de, via de regra, o atleta ter de acordar muito cedo e ter atividades exaustivas. Além disso, os treinamentos podem ocorrer em dois turnos, por exemplo, o que exige ainda mais do corpo.

Desse modo, é importante ter um horário para dormir que permita boas horas de sono. Durante a noite, enquanto dormimos, o corpo se regenera, permitindo ao jogador estar bem para o dia seguinte de atividades.

Leia mais:  Bolsa Atleta: saiba como funciona este programa

5.      O que acontece na concentração?

rotina de um jogador de futebol

Concentração é como é chamado o período em que os atletas ficam no hotel antes de um jogo. Por exemplo, se encontram sexta à noite e ficam até o jogo de domingo.

Mas, longe da família e de amigos, o que eles fazem lá? Neste sentido, a rotina de um jogador profissional de futebol permite ter um certo lazer, dentro de certas regras, junto com seus outros companheiros.

Assim, não é permitido beber, fumar nem ultrapassar qualquer limite. Porém, é possível (e comum) jogar videogame, cartas, sinuca, conversar, entre outros.

6.      O que é permitido nas folgas?

Além das concentrações, as folgas também fazem parte da rotina de um jogador profissional de futebol. Dessa forma, muitas vezes elas vêm após um jogo, como período de descanso, ou então quando o calendário permite muitos dias sem jogos.

Neste caso, é possível relaxar um pouco mais e aproveitar a família, que é o mais comum. Ainda assim, nenhuma ação que infrinja as regras anteriores é bem-vista. Por isso, passeios no shopping, em parques, no cinema e afins são os mais comuns.

7.      A rotina de um jogador profissional com seu agente

Além disso, a rotina de um jogador de futebol também pode envolver manter contato com seu staff. Por exemplo, com seu agente ou com sua equipe de assessoria jurídica, sobretudo quando há propostas de outras equipes.

Vale ressaltar que uma assessoria jurídica é muito importante para garantir a segurança contratual do atleta. Tendo uma, você evita cair em situações complicadas.

Para conhecer os serviços da Advocacia Maria Pessoa, clique aqui e entre em contato conosco! Temos 28 anos de experiência no mercado!

Você sabe com quantos anos o menor pode assinar um contrato como jogador de futebol? Você sabe quais os direitos trabalhistas que o jogador de futebol possui? Nós, da Advocacia Maria Pessoa estamos à disposição para te auxiliar! Somos um escritório de Advocacia com assessoria jurídica desportiva especializada que conta com profissionais capacitados para as mais diversas demandas. Atuamos na área do Direito Desportivo, Direito Trabalhista, Direito Cível, Direito de Família e Direito Previdenciário. Podemos te auxiliar? Entre em contato conosco e agende sua visita em nosso escritório: (11) 2403-3180, (11) 97053-3654 (Whatsapp), e-mail: maria.pessoa.lima@terra.com.br . Ficaremos honrados em atendê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply